domingo, 20 de setembro de 2009

Sejam Bem Vindos !

Poupar ou Gastar. Este blog nasce atendendo a pedidos de alunos do curso de Administração e Publicidade, que estudam comigo as disciplinas do eixo de finanças. Na verdade, nas primeiras aulas de cada semestre, eu sempre incentivo as discussões sobre orçamento pessoal e sobre poupar ou gastar. É comum eu propor desafios neste assunto, e o deste semestre foi o de elaborar estratégias para juntar R$ 1 milhão até os 60 anos de idade. O que chama a atenção, é que grande parte dos alunos (muitos com idade entre 17 e 21 anos), não possuem conhecimentos sobre gestão do dinheiro e sobre as diversas opções de aplicações financeiras. Outro ponto interessante, é que poucos fazem o acompanhamento do seu orçamento pessoal. Muitos nem o fazem. Aí quando demonstro que com a idade deles, não é nada difícil atingir o objetivo do R$ 1 milhão, eles começam a pedir dicas, recomendações e coisas e tal.

O objetivo do blog, não é incentivar ninguém a fazer isto ou aquilo. Mas sim, compartilhar estratégias, fornecer “dicas” e fomentar discussões sobre aspectos relacionados a Finanças Pessoais. Participe das discussões e compartilhe suas experiências através dos seus comentários.

9 comentários:

Unknown disse...

A ideia do blog é muito interessante. Mas tenho certeza que não serão apenas os alunos que utilizarão os assuntos que serão aqui abordados. Muita gente com muito mais "janela" também virá aqui. O assunto é estimulante e sempre procuramos algo entre a "miopia" dos brasileiros e a "hipermetropia" dos japoneses.

Agora você arrumou mais uma coisa pra deixar em dia. Bem vindo à vida de blogueiro!...

Unknown disse...

Interessante o assunto.
Principalmente para a nossa cultura que incentiva os parcelamentos, as compras, os cheques especiais e cartões de crédito e tão pouco o controle financeiro de gastos pequenos a grandes gastos, investimentos ou planejamentos. Com certeza aprenderemos muita coisa interessante e útil para o dia-a-dia. Parabéns Marcelo pela iniciativa.

Diogo França disse...

Marcelo, excelente assunto. Finanças é tão necessária que antes de surgir o dinheiro ela já existia. Parabéns

Paola Danyelle disse...

Marcelo,

Em primeiro lugar bem vindo a vida de blogueiro, verá que não é muito fácil hahaha, mas você já começou bem hehe. Adorei a proposta e espero poder passar sempre por aqui, preciso mesmo poupar um dinheirinho hahaha, vamos ver quais serão as dicas.
Em segundo lugar prepare-se, pois tenho certeza que não serão apenas seus alunos que irão querer visitar este espaço. Pode ter certeza que vai ter muita propaganda.
E em terceiro lugar alunos de adm e publicidade? E os de relações internaciionais? Já excluiu a gente?

Parabéns pela iniciativa. Sucesso

Abraços

Unknown disse...

Olá, acho que o blog realmente será popular, pois eu mesmo já sou um visitante que veio pela indicação de um dos seguidores, rsrrss...

Parabéns pela inciativa, como bem disse alguém antes, com toda essa cultura de crediário, parcelamentos a perder de vista e etc, uma discussão desse tipo é saudável e sempre contribuirá para nos "tirar a venda" dos olhos... ou ninguém aqui um dia assumiu uma dívida seduzido pelo parcelamento?

Boa sorte.

Cláudio Ventino disse...

Marcelo antes de mais nada parabéns pelo Blog, trata-se de uma questão realmente importante, pois todo o tempo ocorrem mudanças em nossa economia e temos que ficar atentos, concordo com os colegas este Blog vai servir de referência para todos.

Blian Glauber disse...

Achei excelente a idéia, e caso queira ampliar a divulgação do blog no futuro, reservo um espaço na lista de blogs indicados do meu site...apesar de ser um site de eventos, tenho certeza que o conteúdo do "Poupar ou Gastar" é de interesse para qualquer público.

Lucas Carvalho disse...

Parabéns professor Marcelo.

Com certeza esse blog será um sucesso e você terá que postar mais de uma vez por semana. É um assunto que ninguem pode fugir dele, e para garatir qualidade de vida no futuro, devemos começar hoje com o trabalho diário de controle das finanças pessoais.

Um abraço

Lucas

Fênix Elite disse...

https://brfenix.blogspot.com

https://youtube.com/channel/UCsd1V2-hhhF_oLw2kF1tlmg